EMBAIXADA DA REPÚBLICA DA ÁFRICA DO SUL
CONSULADO GERAL DA REPÚBLICA DA ÁFRICA DO SUL

Imagem Turismo
Imagem Turismo
Imagem Turismo
Imagem Turismo
Imagem Turismo
Imagem Turismo
Imagem Turismo
Imagem Turismo
Imagem Turismo
Imagem Turismo
Imagem Turismo
Imagem Turismo
Imagem Turismo
Imagem Turismo
Imagem Turismo
Imagem Turismo
Imagem Turismo
Imagem Turismo
Imagem Turismo
Imagem Turismo
Imagem Turismo
Imagem Turismo
Imagem Turismo
Imagem Turismo
Imagem Turismo
Imagem Turismo
Imagem Turismo
Imagem Turismo
Imagem Turismo
Foto Logotipo SA Foto Logotipo SA


PARQUES E RESERVAS: REF√öGIOS M√ĀGICOS NA √ĀFRICA DO SUL

Voc√™ sente o cora√ß√£o batendo mais forte √† medida que um le√£o se aproxima do ve√≠culo.¬† Voc√™ n√£o consegue se mexer quando ouve o seu rugido¬Ö¬† Voc√™ n√£o acredita que isso est√° acontecendo!¬† Minutos depois, o Land Rover dispara por uma estrada de terra em dire√ß√£o ao p√īr-do-sol, quando um bando de b√ļfalos √© avistado.¬† ¬ďQuantos s√£o no bando?¬Ē, voc√™ pergunta, imaginando como seria emocionante ver 20, ou 50 b√ļfalos.¬† ¬ďUns 400 ou 500¬Ē, responde o guia, fazendo com que voc√™ delire de satisfa√ß√£o.

Voc√™ est√° na savana sul-africana, a mais 7,000 quil√īmetros do Brasil, que mais parecem um milh√£o.¬† Voc√™ est√° totalmente fora do seu sistema e se sente mais vivo do que nunca.

A beleza da savana sul-africana afeta voc√™ mesmo antes do desembarque do avi√£o.¬† N√£o h√° pr√©dios, multid√Ķes, caos urbano¬Ö¬† Apenas quil√īmetros e quil√īmetros de uma terra pura e intoc√°vel, que fervilha com a vida selvagem que at√© agora s√≥ tinha sido vista em document√°rios da TV ou em zool√≥gicos.¬† Voc√™ se sente estranho - relaxado, mas atento ao que est√° √† sua volta, e misteriosamente conectado com o novo lugar.

Se voc√™ ficar hospedado no lodge de alguma reserva, o guia dar√° as boas vindas.¬† Esse guia, um jovem local muito preparado, trabalha 18 horas por dia e tem mais hist√≥rias para contar do que muitos homens com o dobro de sua idade.¬† N√£o h√° restri√ß√Ķes para as mulheres que queiram ser guias, mas o perigo constante faz com que elas n√£o se interessem pelo trabalho.

Primeiro Safári: Você e outros convidados entram em um Land Rover aberto, que carrega tudo que é preciso para sobreviver na savana: cobertores de lã, repelente de insetos, livros e manuais para a observação de pássaros e uma espingarda de dois canos.  O guia avisa a todos para que não fiquem em pé ou façam movimentos bruscos se um animal se aproximar do veículo.  Isso faz parte de um dia normal de trabalho dele, mas você não se contém de tanta empolgação.

No caminho, você vê várias espécies diferentes.  Impalas, mangustos e babuínos correm e saltam na sua frente, e de repente você fica com pena dos seus amigos que estão no Brasil, provavelmente em frente ao computador.  Você não vê elefantes nesse passeio, mas as imensas pilhas de excremento no meio da estrada e os galhos quebrados de árvores indicam que eles estão por perto.

Reservas Privadas S√£o A Melhor Op√ß√£o: H√° v√°rias formas de explorar a savana, mas um saf√°ri em um parque ou¬† reserva privada √© a melhor experi√™ncia que o brasileiro pode ter.¬† Essas reservas oferecem um tratamento superior e tem seu ecossistema protegido gra√ßas a doa√ß√Ķes privadas.

Na √Āfrica do Sul, tr√™s dos parques privados populares fazem fronteira com o Kruger National Park, o maior santu√°rio de animais selvagens do pa√≠s, situado na prov√≠ncia Mpumalanga:¬† Sabi Sand Game Reserve, Manyeleti Game Reserve e Timbavati Game Reserve.¬†

O safári também é muito comum em outras partes do país, principalmente na província de KwaZulu-Natal, onde ótimas reservas como Hluhluwe-Umfolozi, Phinda e Itala estão situadas.

Lodges Legend√°rios: H√° v√°rios tipos de lodges em cada parque, e alguns deles oferecem uma luxuosidade que nunca poderia ser imaginada.¬†¬† O Sabi Sabi, no Sabi Sand Game Reserve, apresenta a su√≠te presidencial Earth Lodge, que tem sua pr√≥pria sala para gin√°stica, sauna, cozinha e sala de estudo.¬† O Ulusaba¬ís Rock Lodge, no mesmo parque, foi constru√≠do na encosta de uma colina.¬† O Singita oferece piscina privativa aos h√≥spedes, que podem aproveit√°-la enquanto observam uma fam√≠lia de elefantes √† dist√Ęncia.

O Mala Mala, um dos mais antigos e respeitados lodges da √°rea, d√° mais √™nfase ao saf√°ri do que ao luxo, mas os quartos n√£o deixam de ser maravilhosos e a comida √© absolutamente deliciosa.¬† Aqui, os convidados aumentam a probabilidade de avistarem os ¬ďBig Five¬Ē - le√£o, b√ļfalo, rinoceronte,¬† leopardo e elefante - em apenas um saf√°ri, e os guias se desdobram para personalizar a aventura de acordo com o gosto do convidado.

Programas Diários: Um dia típico em um parque privado começa com o telefonema do seu guia às 5:30 da manhã.  A seguir, uma amostra de como vai ser o seu dia:

06:00 - O seu guia busca voc√™ no quarto e, ao ar livre, voc√™ √© servido com¬† caf√©, ch√°, frutas frescas e/ou bolos e o nascer do sol.

06:30 - Embarque em um safári de três horas para presenciar as atividades matinais dos animais selvagens dessa área.

09:30 - Volta para o lodge para um café-da-manhã completo, incluindo pães, biscoitos, queijos, frios, frutas, cereal e até mesmo ovos feitos da maneira que você desejar.

10:30 - Você tem a manhã livre para fazer o que quiser: curtir sua piscina privativa, visitar o spa para uma massagem ou limpeza de pele, ou simplesmente ler um livro em algum canto aconchegante.  Nessa hora, os guias estão à disposição para quem quiser caminhar pela reserva e observar os pássaros.

13:30 - Um leve e delicioso banquete de saladas variada, peixe, frango grelhado e pães integrais é servido.  O resto da tarde é livre.

16:00 - Uma bela mesa de café e vários chás, com bolos fresquinhos, é servida antes do safári noturno.

16:30¬†- Sa√≠da para o saf√°ri da noite, onde voc√™ vai sentir as emo√ß√Ķes de uma ca√ßa e ser engolido pelo deslumbrante c√©u da √Āfrica do Sul com suas constela√ß√Ķes.

P√īr-do-sol¬†- O guia p√°ra o Land Rover para que o grupo assista ao p√īr-do-sol, estique as pernas e curta uma ta√ßa de vinho ou champanhe e a tradicional manga seca. Tudo isso no meio da savana, com os animais nas proximidades.

19:30¬†- O grupo volta ao lodge.¬† Depois de um banho bem refrescante, o todos se re√ļnem para tomar coquet√©is antes do jantar, em um clima bem aconchegante. √Č a hora em que os participantes compartilham as emo√ß√Ķes do dia - e tamb√©m uma garrafa de bom vinho!

20:30¬†- Um delicioso jantar de fil√© de carne vermelha com batata assada √© servido ao ar livre em volta de uma fogueira ou cercado por lampi√Ķes para uma verdadeira experi√™ncia africana.¬† Para a sobremesa, p√™ras assadas ao molho de vinho tinto. No final da noite, a equipe do lodge canta uma can√ß√£o em sua l√≠ngua nativa e o guia leva voc√™ de volta √† su√≠te.¬† √Č hora de ter uma boa noite de sono.

Animais Selvagens: A qualquer momento, voc√™ pode ver animais selvagens a partir do seu Land Rover.¬† A probabilidade √© maior no in√≠cio da manh√£ e no p√īr-do-sol.¬† Voc√™ tamb√©m poder√° avistar alguns bandos, e seu guia saber√° qual √© a melhor hora para isso acontecer.¬† Esses s√£o alguns dos animais que costumam aparecer:

Babuíno Rinoceronte negro (raro)
Bushbaby Bushbuck
B√ļfalo Elefante
Girafa Hipopótamo
Hiena Impala
Chacal Leopardo
Le√£o Mangusto
Nyala Lobo serval
Macaco africano Javali africano
Rinoceronte branco Cachorro selvagem (raro)
Wildebeest Zebra

 

Somente Num Saf√°ri: H√° muitos momentos especiais em um saf√°ri na √Āfrica do Sul, e aqui est√£o alguns inesquec√≠veis:

  • Ver uma elefanta proteger seu beb√™ rec√©m-nascido
  • Testemunhar o nascimento de uma girafa
  • Flagrar um le√£o e uma leoa cruzando
  • Ver filhotes de leopardo brincando
  • Seguir uma leoa ca√ßando
  • Descobrir, na beira da estrada, a caveira de uma girafa que foi morta por le√Ķes
  • Cruzar com uma fam√≠lia de babu√≠nos no meio da estrada
  • Seguir um le√£o durante sua procura pelo bando, tendo que abaixar para n√£o ser atingido por galhos e cip√≥s
  • Ver a Via L√°ctea iluminar o c√©u
  • Ver um le√£o abater uma girafa adulta
  • Achar um impala morto pendurado em uma √°rvore, obra de um leopardo que quis esconder sua presa das hienas
  • Ver um grupo de hienas cercando a √°rvore onde o impala morto est√° pendurado
  • Ouvir um le√£o rugir a poucos metros de voc√™ e sentir um frio na barriga
  • Observar uma girafa comer as folhas de uma √°rvore e aprender sobre o seu pr√≥rprio sistema digestivo
  • Assistir o elegante galope da girafa
  • Perceber os primeiros sinais de um hipop√≥tamo emergindo da √°gua
  • Estar no meio de um enorme grupo de b√ļfalos e n√£o ouvir nada al√©m do barulho da relva ao seu redor.

Copyright 2016 África do Sul