EMBAIXADA DA REPÚBLICA DA ÁFRICA DO SUL
CONSULADO GERAL DA REPÚBLICA DA ÁFRICA DO SUL

Imagem Turismo
Imagem Turismo
Imagem Turismo
Imagem Turismo
Imagem Turismo
Imagem Turismo
Imagem Turismo
Imagem Turismo
Imagem Turismo
Imagem Turismo
Imagem Turismo
Imagem Turismo
Imagem Turismo
Imagem Turismo
Imagem Turismo
Imagem Turismo
Imagem Turismo
Imagem Turismo
Imagem Turismo
Imagem Turismo
Imagem Turismo
Imagem Turismo
Imagem Turismo
Imagem Turismo
Imagem Turismo
Imagem Turismo
Imagem Turismo
Imagem Turismo
Imagem Turismo
Foto Logotipo SA Foto Logotipo SA


MANDELA DAY: 18 JULY


Nelson Mandela Day (Dia Nelson Mandela)

O Consulado Geral da África do Sul gostaria de aproveitar esta oportunidade para conscientizar a sociedade brasileira do Nelson Mandela International Day (Dia Internacional Nelson Mandela) comemorado no dia 18 de julho. A data é um apelo para que pessoas do planeta todo ajam e assumam a responsabilidade de tornar o mundo um lugar melhor, um pequeno passo de cada vez, exatamente como fez Nelson Mandela.

A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o dia 18 de julho, aniversário de Nelson Mandela, o Nelson Mandela International Day, um dia internacional de ativismo.

A razão de declarar e celebrar o Nelson Mandela International Day é que Nelson Mandela passou mais de 67 anos servindo sua comunidade, seu país e o mundo como um todo. No Mandela Day pede-se que as pessoas doem 67 minutos de seu tempo para melhorar o mundo, em um pequeno gesto de solidariedade para com a humanidade, e em um pequeno passo em direção a um movimento global e contínuo para o bem.

O Consulado Geral da África do Sul em São Paulo fará uma contribuição em apoio a esta causa nobre e pede que os brasileiros considerem doar 67 minutos de seu tempo no dia 18 de julho apoiando ou participando de uma atividade que torne o mundo um lugar melhor conforme os termos descritos abaixo. Essas atividades devem estar dentro do arcabouço ético do "serviço ao próximo". Contudo, as pessoas estão livres para se organizar e se associar da maneira que desejarem assim como para doar seus serviços a pessoas ou comunidades necessitadas.

O que é o Mandela Day?

O Mandela Day é um apelo para que os indivíduos – as pessoas em todos os lugares – ajam e se responsabilizem por tornar o mundo um lugar melhor, um pequeno passo de cada vez, exatamente como fez Mandela por mais de 67 anos. Comecem por dedicar 67 minutos ao serviço comunitário no Mandela Day fazendo o bem ao próximo.

Qual é o significado do apelo para que as pessoas dediquem 67 minutos ao serviço comunitário?
Mandela passou mais de 67 anos servindo sua comunidade, seu país e o mundo. O número é simbólico de como as pessoas podem começar a fazer o mesmo – um pequeno passo de cada vez – e assim tornar-se parte de um movimento contínuo e global para o bem.

Há tarefas específicas que as pessoas precisam desempenhar?
Para fazer parte do movimento Mandela Day, tudo o que é preciso é uma ação que ajude a mudar para melhor as vidas das pessoas. Para assegurar que as ações tenham efeitos duradouros, as pessoas devem se empenhar para deixar não só mudanças físicas, mas também um sentimento de independência, ajudando a desenvolver o orgulho entre as comunidades para que elas possam se encarregar de seus destinos e mudar suas condições. Mesmo que se iniciem com pequenos passos, as ações cumulativas das pessoas podem ganhar um impulso transformador.

Existe uma organização por trás do Mandela Day?
O Mandela Day é a iniciativa da Mandela Foundation (Fundação Mandela) e de suas organizações irmãs, a Nelson Mandela Children's Fund (Fundo Nelson Mandela para as Crianças) e a Mandela Rodhes Foundation (Fundação Mandela Rodhes). Contudo, as atividades realizadas, tanto na data da comemoração quanto depois, são a prerrogativa de pessoas e de organizações comuns. Contanto que suas atividades se encaixem no arcabouço ético do "serviço para o próximo", as pessoas estão livres para se organizar e se associar como desejarem.

De onde vêm os recursos para manter as atividades do Mandela Day?
As ações focadas na comunidade, princípio subjacente do Mandela Day, não devem requerer recursos grandes ou adicionais. Pelo contrário, os esforços do Mandela Day devem fortalecer os recursos locais, tanto humanos quanto materiais. É vital que não se busque patrocínio de maneiras que desviem fundos normalmente disponíveis às comunidades e a seus parceiros não-governamentais.

Mandela está diretamente envolvido com o Mandela Day?
Não. Durande um discurso em junho de 2008, quando estava prestes a comemorar seu aniversário de 90 anos, ele convocou a nova geração de líderes – nas vilas, cidades, parlamentos, palácios presidenciais, catedrais, mesquitas, sinagogas e templos – a assumirem a responsabilidade de liderança. Vemos isso como um apelo para que as pessoas em todos os lugares usem seu legado a fim de dar início a um movimento que possa ajudar a tornar o mundo um lugar melhor.
Envolvimento das Nações Unidas

A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o dia 18 de julho, dia do aniversário de Mandela, o Nelson Mandela International Day, um dia internacional de ativismo.

A resolução foi adotada de maneira unânime no dia 10 de novembro de 2009, com o apoio de todos os Estados membros das Nações Unidas e com o copatrocínio de mais de 165 membros de todas as regiões do mundo. Isso representa o esmagador apoio de toda a comunidade internacional reverenciando Mandela. Esperamos que isso sinalize o início de um envolvimento maior por parte da comunidade global neste movimento para o bem.

O Mandela Day é um dia internacional de ação humanitária que acontece anualmente em comemoração à vida e ao legado de Mandela. Serve como um catalisador para que cada pessoa perceba que ela tem a capacidade de mudar o mundo por meio de ações.

Ele não tem a ver com a criação de instituições com infraestrutura enorme, mas com um movimento global para o bem que reconhece que as mudanças positivas começam com pequenas ações. Essas ações podem variar de um sonho de criar paz e reconciliação a compartilhar alimentos com a vizinhança necessitada. O Mandela Day tem como alvo principal a pessoas que fazem trabalhos em suas comunidades e não faz uso da realização de eventos como seu propagador. Ele não é um feriado.

Como Mandela nos fez lembrar, "está em nossas mãos" criar um mundo melhor. Nos inspiramos em seu exemplo para tomar a responsabilidade para nós mesmos e entender nossa responsabilidade em relação aos outros.

Uma biografia resumida de Nelson Mandela está disponível mediante solicitação.

Gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para pedir que o povo Brasileiro se junte à comunidade internacional e assegurar que ele observe o Mandela Day todos os dias – contribuindo para o movimento global para o bem – não só no dia 18 de julho.

Mais informações, acesse:
www.mandeladay.com


Última atualização dessa página: 28/06/2016.


Copyright 2016 África do Sul