CIDADE DO CABO: UMA DAS MELHORES CAPITAIS DO MUNDO
Os habitantes da Cidade do Cabo não conseguem imaginar nenhum outro lugar do mundo onde poderiam morar, e com razão: essa gloriosa cidade litorânea quem tem a Table Mountain como pano de fundo está entre as mais bonitas do planeta.
A combinação de uma estonteante beleza natural, vida cultural pulsante e acesso a vinícolas, lugares históricos, ambientes para esportes radicais e riquíssimas flora e fauna fazem da Cidade do Cabo uma das melhores cidades do mundo. Algumas pessoas realçam suas similaridades com o Rio de Janeiro, como a beleza natural, o jeito descontraído, as praias, e até mesmo o bondinho. O porto da cidade faz da Cidade do Cabo um centro de comércio internacional, como Nova York, São Francisco, Vancouver, Londres e Hong Kong.
A lista de coisas para se fazer na Cidade do Cabo é infinita: escalar a majestosa Table Mountain, procurar pequenos tesouros em feiras ao ar livre, jantar em um restaurante da moda no Victoria & Alfred Waterfront, visitar uma mesquita histórica na área residencial de Bo-Kaap (conhecido como Quarteirão Malaio), ou curtir o som das bandas de jazz que tocam pela noite adentro.
Os turistas podem fazer ainda mais se optarem por sair da cidade: ver as baleias do tipo southern right, tomar vinho em uma fazenda histórica, dirigir nas estradas sinuosas da Cape Peninsula e aproveitar o panorama do Chapmans Peak.
Aqui estão os passeios imperdíveis para quem vai à Cidade do Cabo:
Table Mountain: Esse ponto de referência único aparece sobre a Cidade do Cabo e contribui para o caráter encantador do local. Seu topo de aparência achatada está a mais de 1.000 metros acima da cidade e é normalmente coberto por camadas de nuvens chamadas de toalha de mesa pelos locais. Os turistas podem subir e descer a montanha a pé ou com de bondinho, e botânicos de plantão vão se deslumbrar com o número de espécies encontradas no topo - mais do que as espécies encontradas na América do Norte e Europa juntas! As vistas da montanha são magníficas, e assisitir ao pôr-do-sol do seu topo é, certamente, uma experiência inesquecível.
Robben Island: Com o passar dos anos, Robben Island já foi uma estação para a pesca de baleias, base militar, instituição para doentes mentais, posto de correio e presídio. Apesar de a ilha já ter tido vários residentes famosos, apenas um faz do local uma atração popular: Nelson Mandela. O ex-presidente sul-africano passou 18 dos 27 anos que ficou preso em Robben Island, e homens que estiveram com ele na prisão mostram aos turistas a cela onde Mandela ficou e outros lugares interessantes. Esse passeio é muito emocionante e deve estar no roteiro de todos os turistas que vão à África do Sul.
Victoria & Alfred Waterfront: Considerado um dos empreendimentos imobiliários mais bem sucedidos do mundo, o Victoria & Alfred Waterfront combina bistrôs, cafés e as atividades do porto, num clima muito charmoso. Centenas de lojas, salas de cinema, restaurantes e bares dividem o espaço restaurado do que um dia foi armazém do porto, e tudo é conectado por passarelas para pedestres. Seu anfiteatro tem música ao vivo quase que diariamente, e alguns dos melhores hotéis da Cidade do Cabo estão aqui.
District Six Museum: Esse museu é um monumento sobre os horrores do apartheid. O District Six Museum é dedicado a uma área vibrante e multicultural de uma cidade que foi declarada como zona branca em 1966 e terraplenada nos anos 70. A principal atração do museu é uma escultura feita com placas de ruas resgatadas dos entulhos e um mapa da cidade feito à mão. Outras obras atraentes incluem um pedaço de tecido onde há mensagens escritas à mão e a recriação de uma casa típica daquela área, chamada de Distrito Seis.
Bo-Kaap: Também conhecido como o Quarteirão Malaio, o Bo-Kaap era uma área histórica para a população islâmica escrava que morava na cidade. Hoje, a área continua sendo muçulmana, e turistas podem passear pelas ruas estreitas de pedra e observar as maravilhosas mesquitas e as casas coloridas de tetos achatados. Profissionais jovens já começaram a se mudar para essa área e o distrito está ficando famoso entre a população gay da cidade.
Cape Peninsula: Qualquer turista que vem à Cidade do Cabo deve incluir um passeio até a Cape Peninsula, que fica ao sul da Cidade do Cabo e termina no oceano Atlântico. Situado no extremo sul da península fica o Cabo da Boa Esperança, uma parte do Cape Peninsula National Park que compreende mais de 7.700 hectares de colinas, trilhas para caminhadas e praias desertas. Aqui, os visitantes estabelecem contato com um grande número de animais selvagens, incluindo elãs, avestruzes e babuínos. Ainda na península, visitantes podem subir no mirante do Cape Point e admirar a vista que normalmente só passaros têm.
Boulders Beach: Aqui, turistas vão se encantar ao observar a colônia de pingüins africanos que chegaram em 1982 e se instalaram na praia. Boulders é um dos poucos lugares do mundo onde esses animais podem ser observados de perto, passeando livremente por este ambiente natural preservado. A caminhada do estacionamento até a praia também é ótima - ouça o barulho dos pingüins, que mais parecem vindo de burros se comunicando do que dessas aves tão frágeis.
Kirstenbosch National Botanical Gardens: Situado no lado leste da Table Mountain, esse jardim é perfeito para um piquenique com queijos, pães e vinhos locais. O número de espécies de plantas que nascem aqui é impressionante: 8.000, incluindo o fynbo, uma vegetação resistente que é considerada o mais antigo e diversificado reino floral do mundo. Há várias trilhas para caminhada pelo jardim, além de várias amostras de plantas sul-africanas que não podem ser plantadas fora daqui.
Greenmarket Square: Este é o local perfeito para quem procura presentes para a família e para os amigos que não participaram da viagem. Aqui, comerciantes vendem uma grande variedade de jóias africanas, objetos de arte, artesanato e tecidos. Para aqueles que precisam recarregar as baterias, vários cafés estão nos arredores do Greenmarket Square.
Two Oceans Aquarium: Não se engane: esse não é um aquário qualquer. Situado no Victoria & Alfred Waterfront, o Two Oceans Aquarium é o maior da África e abriga mais de 3.000 animais. Além das lições sobre a vida marinha dos oceanos Atlântico e Índico, o aquário criou uma exibição de tubarões predadores e arraias. Além disso, crianças poderam participar de uma experiência interativa com animais como estrela-do-mar e ouriços-do-mar.
Groot Constantia: Para os turistas que não têm tempo para dirigir por 45 minutos até as vinículas nos arredores da Cidade do Cabo, Groot Constantia é a alternativa perfeita. A apenas 20 minutos da cidade, a propriedade é considerada um monumento nacional e é conhecida pelo vinho tinto que produz, principalmente o Gouverneurs Reserve, feito de uvas cabernet sauvingnon, com pequenas quantidades de merlot e cabernet franc. Há dois restaurantes na propriedade, mas os visitantes podem trazer cestas de piquenique e relaxar.
Camps Bay: Os turistas vão adorar esse balneário com várias praias e ótimos restaurantes e bares. A montanha conhecida como Doze Apóstolos é um belíssimo pano de fundo para qualquer atividade de férias.
Copyright 2021 África do Sul