PARQUES E RESERVAS: REFÚGIOS MÁGICOS NA ÁFRICA DO SUL

Você sente o coração batendo mais forte à medida que um leão se aproxima do veículo.  Você não consegue se mexer quando ouve o seu rugido…  Você não acredita que isso está acontecendo!  Minutos depois, o Land Rover dispara por uma estrada de terra em direção ao pôr-do-sol, quando um bando de búfalos é avistado.  “Quantos são no bando?”, você pergunta, imaginando como seria emocionante ver 20, ou 50 búfalos.  “Uns 400 ou 500”, responde o guia, fazendo com que você delire de satisfação.

Você está na savana sul-africana, a mais 7,000 quilômetros do Brasil, que mais parecem um milhão.  Você está totalmente fora do seu sistema e se sente mais vivo do que nunca.

A beleza da savana sul-africana afeta você mesmo antes do desembarque do avião.  Não há prédios, multidões, caos urbano…  Apenas quilômetros e quilômetros de uma terra pura e intocável, que fervilha com a vida selvagem que até agora só tinha sido vista em documentários da TV ou em zoológicos.  Você se sente estranho - relaxado, mas atento ao que está à sua volta, e misteriosamente conectado com o novo lugar.

Se você ficar hospedado no lodge de alguma reserva, o guia dará as boas vindas.  Esse guia, um jovem local muito preparado, trabalha 18 horas por dia e tem mais histórias para contar do que muitos homens com o dobro de sua idade.  Não há restrições para as mulheres que queiram ser guias, mas o perigo constante faz com que elas não se interessem pelo trabalho.

Primeiro Safári: Você e outros convidados entram em um Land Rover aberto, que carrega tudo que é preciso para sobreviver na savana: cobertores de lã, repelente de insetos, livros e manuais para a observação de pássaros e uma espingarda de dois canos.  O guia avisa a todos para que não fiquem em pé ou façam movimentos bruscos se um animal se aproximar do veículo.  Isso faz parte de um dia normal de trabalho dele, mas você não se contém de tanta empolgação.

No caminho, você vê várias espécies diferentes.  Impalas, mangustos e babuínos correm e saltam na sua frente, e de repente você fica com pena dos seus amigos que estão no Brasil, provavelmente em frente ao computador.  Você não vê elefantes nesse passeio, mas as imensas pilhas de excremento no meio da estrada e os galhos quebrados de árvores indicam que eles estão por perto.

Reservas Privadas São A Melhor Opção: Há várias formas de explorar a savana, mas um safári em um parque ou  reserva privada é a melhor experiência que o brasileiro pode ter.  Essas reservas oferecem um tratamento superior e tem seu ecossistema protegido graças a doações privadas.

Na África do Sul, três dos parques privados populares fazem fronteira com o Kruger National Park, o maior santuário de animais selvagens do país, situado na província Mpumalanga:  Sabi Sand Game Reserve, Manyeleti Game Reserve e Timbavati Game Reserve. 

O safári também é muito comum em outras partes do país, principalmente na província de KwaZulu-Natal, onde ótimas reservas como Hluhluwe-Umfolozi, Phinda e Itala estão situadas.

Lodges Legendários: Há vários tipos de lodges em cada parque, e alguns deles oferecem uma luxuosidade que nunca poderia ser imaginada.   O Sabi Sabi, no Sabi Sand Game Reserve, apresenta a suíte presidencial Earth Lodge, que tem sua própria sala para ginástica, sauna, cozinha e sala de estudo.  O Ulusaba’s Rock Lodge, no mesmo parque, foi construído na encosta de uma colina.  O Singita oferece piscina privativa aos hóspedes, que podem aproveitá-la enquanto observam uma família de elefantes à distância.

O Mala Mala, um dos mais antigos e respeitados lodges da área, dá mais ênfase ao safári do que ao luxo, mas os quartos não deixam de ser maravilhosos e a comida é absolutamente deliciosa.  Aqui, os convidados aumentam a probabilidade de avistarem os “Big Five” - leão, búfalo, rinoceronte,  leopardo e elefante - em apenas um safári, e os guias se desdobram para personalizar a aventura de acordo com o gosto do convidado.

Programas Diários: Um dia típico em um parque privado começa com o telefonema do seu guia às 5:30 da manhã.  A seguir, uma amostra de como vai ser o seu dia:

06:00 - O seu guia busca você no quarto e, ao ar livre, você é servido com  café, chá, frutas frescas e/ou bolos e o nascer do sol.

06:30 - Embarque em um safári de três horas para presenciar as atividades matinais dos animais selvagens dessa área.

09:30 - Volta para o lodge para um café-da-manhã completo, incluindo pães, biscoitos, queijos, frios, frutas, cereal e até mesmo ovos feitos da maneira que você desejar.

10:30 - Você tem a manhã livre para fazer o que quiser: curtir sua piscina privativa, visitar o spa para uma massagem ou limpeza de pele, ou simplesmente ler um livro em algum canto aconchegante.  Nessa hora, os guias estão à disposição para quem quiser caminhar pela reserva e observar os pássaros.

13:30 - Um leve e delicioso banquete de saladas variada, peixe, frango grelhado e pães integrais é servido.  O resto da tarde é livre.

16:00 - Uma bela mesa de café e vários chás, com bolos fresquinhos, é servida antes do safári noturno.

16:30 - Saída para o safári da noite, onde você vai sentir as emoções de uma caça e ser engolido pelo deslumbrante céu da África do Sul com suas constelações.

Pôr-do-sol - O guia pára o Land Rover para que o grupo assista ao pôr-do-sol, estique as pernas e curta uma taça de vinho ou champanhe e a tradicional manga seca. Tudo isso no meio da savana, com os animais nas proximidades.

19:30 - O grupo volta ao lodge.  Depois de um banho bem refrescante, o todos se reúnem para tomar coquetéis antes do jantar, em um clima bem aconchegante. É a hora em que os participantes compartilham as emoções do dia - e também uma garrafa de bom vinho!

20:30 - Um delicioso jantar de filé de carne vermelha com batata assada é servido ao ar livre em volta de uma fogueira ou cercado por lampiões para uma verdadeira experiência africana.  Para a sobremesa, pêras assadas ao molho de vinho tinto. No final da noite, a equipe do lodge canta uma canção em sua língua nativa e o guia leva você de volta à suíte.  É hora de ter uma boa noite de sono.

Animais Selvagens: A qualquer momento, você pode ver animais selvagens a partir do seu Land Rover.  A probabilidade é maior no início da manhã e no pôr-do-sol.  Você também poderá avistar alguns bandos, e seu guia saberá qual é a melhor hora para isso acontecer.  Esses são alguns dos animais que costumam aparecer:

Babuíno Rinoceronte negro (raro)
Bushbaby Bushbuck
Búfalo Elefante
Girafa Hipopótamo
Hiena Impala
Chacal Leopardo
Leão Mangusto
Nyala Lobo serval
Macaco africano Javali africano
Rinoceronte branco Cachorro selvagem (raro)
Wildebeest Zebra

 

Somente Num Safári: Há muitos momentos especiais em um safári na África do Sul, e aqui estão alguns inesquecíveis: